domingo, 8 de novembro de 2009

Para os verdadeiros apreciadores de café


Nunca fui grande fã de café, mas com o tempo, e devido a uma actividade profissional anterior relacionada com este produto, tornei-me apreciadora, e até mesmo ligeiramente viciada! ... quem não conhece as dores de cabeça da manhã de sábado, quando nos dá a preguiça de acordar cedo e passa a hora de tomar o sagrado café energizante do dia....

Pois é, mas por vezes, ficamos pouco saciadas quando nos servem um café de má qualidade, aquele cafezinho a que popularmente chamamos purgante! lol

Aprendam a consumir/servir um bom café. Existem duas plantas de onde se extrai o café: a arábica e a robusta.

A primeira é uma planta mais rara, que só se dá em terrenos com maior altitude, mais próximos do sol, com características mais nobres, que dá um carácter mais refinado ao café, atribuindo-lhe sabor, é um café menos agressivo ao corpo, que nós digerimos melhor...e portanto, pela sua especificidade, é um café mais raro e mais caro.

A robusta é uma planta, que como o nome indica, se dá em todo o tipo de terrenos, que por isso existe uma maior produção, é uma planta que dá corpo ao café, mas que pode ser mais agreste a quem consome, e que é responsável pela fama que o café tem de não deixar dormir algumas pessoas que tomam café depois de jantar.

Cá em Portugal, estamos habituados a cafés mistura, e a qualidade do lote/marca que consumimos, é nada mais, nada menos que percentagens diferentes destas duas plantas na composição do lote.

Os verdadeiros apreciadores reconhecem a marca italiana Illy como uma marca de excelência neste produto, e a verdade é que eles sabem bem o que fazem: só trabalham com lotes 100% arábica. Neste café, o efeito da cafeína é mais forte, mas menos duradoiro no tempo (em 3/4 horas deixamos de sentir o efeito no corpo), podendo desfrutar do sabor de um bom café, mesmo depois do jantar.

Somos animais de hábitos, e os portugueses estão habituados a esse cafezinho mistura, que podem mesmo estranhar quando consumirem cafés 100% arábica, mas depois de 2 ou 3 cafés destes, já não são capazes de voltar às tradicionais misturas.

A Nespresso, marca com um marketing extraordinário, ou não fosse grupo Nestlé, têm uma boa máquina, boa imagem, o George Clooney (ai, o Clooney! lol), .... mas mesmo assim não escaparam às criticas das cápsulas deles parecerem muito artificiais, muita espuma, ..... o que fez com que recentemente lançassem lotes Brasil, Colômbia e índia, todos eles 100% arábica!

....as coisas que eu vos ensino! :)

E com esta vos deixo, vou ali tomar o meu café (100% arábica, claro!), SEM AÇÚCAR, para não estragar o seu sabor, e a acompanhar uma fatia de pudim abade priscos, como eu gosto!

Bom Domingo!

6 comentários:

Coelha disse...

É verdade... As coisas que eu aprendo contigo amiga! Admito que tambem adoro café... E se nao fizesse tao mal (quando tomado em grandes quantidades), tomava muito mais do que já tomo por dia...
E apesar do que aprendi aqui sobre a origem do café, que admito desde já que desconhecia... Achei piada ao facto de dizeres que o tomavas sem açucar tal como eu! lol
Somos parecidas... E adoro acompanhar o café com um docinho... EStranho ihihiih
Hoje tenho de vir aqui actualizar isto... Mas por incrivel que pareça? Vou agora tomar café! LOOL
Mas tarda nada estou por casa... Por isso... Até já***


Beijinhos^*

▒▓█► JOTA ENE disse...

ººº
Tá, tb sou apreciador de café, não tanto do GC ( que inveja do homem ) lol

Se por acaso és apreciadora de café tás convidada a beber um, é oferta. ( copia e cola o link )

http://photoessencia.blogspot.com/2009/09/vai-um-cafe.html

Bjos__fotografados!!

PS - Obg plo comentário no " Pés y Sapatos "

Rui Maldonado disse...

Mais do que café, do qual sou um grande apreciador, dou por mim a notar que afinal, não é apenas ao café que praticamente presto vassalagem...
É a qualquer aromático (café, chá e chocolate).
Não tenho mais vícios, além destes três. :)

Felina disse...

As coisas que se aprende nos blogs... se eu ja gostava de café fiquei a gostar mais

beijinho

Hanokh disse...

:)

Eu deixei de tomar café!O meu médico disse-me para não tomar porque sou hiperactiva :D :D :D :D

Texuga disse...

Eu sou como tu, viciada em cafe, e se nao tomo la vem aquela dor de cabeça irritante.

Tive a um mes na Jamaica e trouxe o cafe que eles tem o Blue Mountain Coffe.

Jamaican Blue Mountain Coffee ou Jamaica Blue Mountain Coffee é uma classificação de café cultivadas no Blue Mountains da Jamaica. Os melhores lotes de café Blue Mountain destacam-se pelo seu sabor suave e falta de amargura. Ao longo das últimas décadas, este café desenvolveu uma reputação, que fez dela uma das mais caras e procuradas cafés do mundo. Além do seu uso para café feito, os grãos são a base de sabor de café licor Tia Maria.

Jamaican Blue Mountain Coffee é uma marca de certificação global protegido sentido de que somente o café certificado pela Câmara da Indústria de Café da Jamaica podem ser rotulados como tal. Ela vem de uma região reconhecida crescimento na região do Blue Mountain da Jamaica e seu cultivo é monitorada pela Câmara da Indústria de Café da Jamaica.

As montanhas azuis são geralmente localizado entre Kingston para o sul e Maria Porto, ao norte. Levantando-se a 2.300 metros (7.500 pés), são algumas das montanhas mais altas do Caribe. O clima da região é frio e neblina com alta pluviosidade. O solo é rico com excelente drenagem. Esta combinação de clima e solo é considerado ideal para o café.

Só te posso dizer que é um café como nunca tinha provado.
Bj