segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ciclo Vicioso! .... ou será VICIANTE?! ;)

Quando se muda de emprego, ou de funções dentro da empresa, estamos convencidíssimos que somos os maiores, e que se conseguimos aquele cargo, aquela promoção, aquela responsabilidade, é porque somos realmente sabedores do que estamos a fazer. Esta é a fase em que somos:
Inconscientemente incompetentes
Depois, começamos a trabalhar nas novas funções, e deparamo-nos com situações novas, com as quais não estamos habituadas a lidar, que podemos não saber responder rapidamente, ... e tomamos consciência que afinal, não somos tão bons quanto pensávamos que éramos. É normal, somos inexperientes, ninguém nasce ensinado. Estamos agora na fase do:
Conscientemente incompetentes
... e mãos à obra! ... toca a trabalhar, a ler, a fazer horas extras... para entrarmos no novo esquema, para que saibamos fazer aquilo que esperam que nós façamos, da melhor forma, e como nós queremos fazer.... E fazemos o nosso trabalhinho bem feito, com algum esforço e dedicação, mas respondemos à altura ao desafio proposto. Passamos a ser:
Conscientemente competentes
Com o correr dos dias/meses/anos, quando dominamos as funções, quando as coisas fluem naturalmente, como se fosse tudo muito linear, com uma confiança que só quem tem experiência possui.... já somos peritos e estamos na fase:
Inconscientemente competentes!
quando se chega a esta fase, e se não nos faltar ambição, nasce o "bichinho" de querer mais, de querer mudar, fazer coisas diferentes, subir hierarquicamente, mudar de área, de empresa, de mercado, ...... e "here we go again!"

2 comentários:

Coelha disse...

Adorei! Eu estou na base "Inconscientemente incompetente!".
É dramatico mas é a pura das verdades... É sempre bom vir aqui ler os teus textinhos... Sempre aprendo umas coisas ihihhih!
Beijinho grande amiga!

GuessWho disse...

gostei muito como descreveste o que sentimos e somos no mercado de trabalho. É que é mesmo isso :)
GU